saude

A FGV Educação Executiva, em parceria com o FGVSaúde da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP), apresenta o Programa FGV e Saúde – gerindo crise em tempo de pandemia. A iniciativa é composta por oito minicursos gratuitos e tem a finalidade de contribuir com a sociedade e profissionais da saúde. O primeiro curso – O sistema de saúde em tempos de pandemia – está disponível a partir de hoje, 27 de maio.

Os cursos são autoinstrucionais e os participantes cadastrados terão acesso a questões objetivas e automáticas. Ao respondê-las, receberão a emissão de declaração de participação personalizada.

Confira a programação:

Minicurso 1 – O sistema de saúde em tempos de pandemia

– Lançamento: 27/05
– Palestrante: Gonzalo Vecina Neto

A aula tem a finalidade de repercutir como o sistema de saúde, entendido como o SUS e o setor privado – AMS –, pode-se organizar para responder à pandemia, como fazer a regulação dos serviços escassos para que eles sejam utilizados de maneira a atender às necessidades da população, mas, como nem tudo é solucionável pelo sistema de saúde, também discutirá como fazer o isolamento de pessoas que não têm residência fixa ou, quando a têm, moram em poucos metros quadrados, sem condições de higiene apropriadas, e, por fim, quais são as implicações da judicialização.

Minicurso 2 – Liderança em cenários turbulentos: revigorando as equipes de saúde no enfrentamento da Covid-19

– Lançamento: 28/05
– Palestrante: Sandra Betti

O curso irá abordar a importância da liderança em tempos de turbulência, com agente transformacional do ambiente de trabalho, quais são as dificuldades, estratégias e oportunidades para a liderança fortalecer e encorajar a equipe de saúde no enfrentamento de uma crise em cenários incertos. Além disso, também irá repercutir a arte da autoliderança, o poder do exemplo e os pilares da liderança transformadora, qual é o papel do líder como agente de aprendizagem, como inspirar e fortalecer os times e a inteligência emocional na prática, resiliência, adaptação e criatividade. Também ajudará a compreender a gestão do tempo e do estresse.

Minicurso 3 – Direitos e deveres do cidadão em tempos de Covid-19

– Lançamento: 01/06
– Palestrante: Heide Landi

A finalidade do curso é discutir a Constituição e os direitos dos cidadãos em tempos de crise, como a Justiça pode ajudar na proteção dos dados das pessoas em função das medidas restritivas de isolamento social. Outro ponto importante da aula é sobre o cidadão e a sociedade, qual é o seu papel frente às pandemias e os impactos na sociedade em função da omissão de seus deveres.

Minicurso 4 – A Atenção Primária em Saúde (APS) na resposta à pandemia Covid-19

– Lançamento: 05/06
– Palestrante: Adriano Massuda

As emergências em saúde pública testam a resiliência dos sistemas de saúde e exigem respostas rápidas, inovadoras e eficazes de governos nacionais e locais, por isso, é fundamental a adoção de medidas urgentes para antecipar os problemas, planejar e coordenar respostas, identificando as áreas e os grupos populacionais mais vulneráveis, com diagnósticos  precoces e, em casos positivos, para tratamento e isolamento. Essas iniciativas podem auxiliar a romper as cadeias de transmissão e preparar seus sistemas de saúde para mitigar o impacto do surto sobre a população. Na preparação do sistema de saúde para a resposta à pandemia Covid-19, os serviços de APS devem ter um papel central. Porém, é preciso modificar o modo de funcionamento durante o período da epidemia. Dessa forma, a palestra tem como objetivo discutir os papéis e funções da APS nos sistemas de saúde frente às situações de emergência em saúde pública, as características do modelo de APS brasileiro – a Estratégia Saúde da Família (ESF): oportunidades e limites para resposta frente à pandemia Covid-19, as estratégias para realizar no âmbito da APS: a) análise territorial, visando identificar localidades e grupos populacionais de risco para a Covid-19; b) monitoramento ativo de grupos de risco, principalmente populações idosas e moradores em instituições; c) minimização do atendimento presencial de pacientes sintomáticos respiratórios nas unidades de APS; d) manutenção de atividades de rotina a pacientes crônicos; e, por fim, e) treinamento e proteção dos profissionais de saúde.

Minicurso 5 – Governança do sistema de saúde em tempos de pandemia

– Lançamento: 10/06
– Palestrante: Ana Maria Malik

O SUS é um sistema complexo, que junta os três níveis de governo (federal, estadual e municipal) e os setores público e privado, tudo isso organizado por lei. No entanto, a realidade é um sistema fragmentado, em que o comando não é claro e onde o cumprimento dos pilares da governança – transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa – não são observados. Isso leva a uma situação em que a população fica, muitas vezes, perdida, sem saber onde está e o que se espera dela. Qual o papel dos gestores do setor de saúde nessa situação? E quando há uma condição de risco para os cidadãos, como no caso da pandemia atual, quais as mudanças nesse cenário? A saída da situação deverá ser conduzida, e quanto mais responsável a gestão mais adequada será a situação seguinte.

Minicurso 6 – Gestão de pessoas: impactos da pandemia para os profissionais de saúde

– Lançamento: 17/06
– Palestrante: Laura Maria César Schiesari

A aula abordará a gestão de pessoas em época de pandemia, quais são os fatores que influenciam o desempenho das equipes em momento de crise, o desenvolvimento da força de trabalho e o preparo de equipes em cenários incertos. Também discutirá a importância dos profissionais de saúde para melhorar a jornada do paciente e de seus familiares frente à pandemia do coronavírus.

Minicurso 7 – Gestão de suprimentos em tempos de pandemia

– Lançamento: 19/06
– Palestrante: Walter Cintra Ferreira Jr.

A palestra tem o objetivo de abordar os pontos nevrálgicos para organizar a cadeia de suprimentos, as questões centrais em uma conjuntura de epidemia, a especificação de materiais e equipamentos. Além disso, discutirá o processo de aquisição, recebimento e distribuição para os estabelecimentos de atendimento à saúde, a articulação entre os diversos entes em situação de crise e quais são as perspectivas de curto e médio prazos.

Minicurso 8 – Saúde e Economia: impacto da Covid-19 e perspectivas para o Brasil

– Lançamento: 01/07
– Palestrante: Wilson Rezende da Silva

Esse último curso abordará a dicotomia da saúde em relação à economia, um panorama dos principais indicadores econômicos nas últimas décadas, com as características do setor de saúde – público e privado. Também refletirá a colaboração e competição entre o setor público e o setor privado, quais são os impactos da Covid-19 e as tendências para os próximos anos, e as lições que podemos aprender com a pandemia.

Fonte: Portal FGV